• P) A BATERIA É ABRANGIDA PELA GARANTIA?
    P) A BATERIA É ABRANGIDA PELA GARANTIA?

    R) Sim. Em complemento à garantia convencional do veículo, as nossas baterias EV têm uma garantia de oito anos.

  • P) QUAL É A AUTONOMIA DO PHEV?
    P) QUAL É A AUTONOMIA DO PHEV?

    R) Utilizando apenas o motor elétrico, o PHEV dispõe de uma autonomia de até 51 km. O PHEV utiliza também um motor Ingenium a gasolina para proporcionar uma autonomia muito superior, da mesma forma que outros veículos com motor de combustão.

  • P) POSSO CARREGAR O PHEV À CHUVA?
    P) POSSO CARREGAR O PHEV À CHUVA?

    R) Sim. A segurança do processo de carregamento do PHEV está completamente assegurada.

  • P) A REDE ELÉTRICA NACIONAL TEM CAPACIDADE PARA SUPORTAR A PROCURA?
    P) A REDE ELÉTRICA NACIONAL TEM CAPACIDADE PARA SUPORTAR A PROCURA?

    R) A rede elétrica pode suportar facilmente o carregamento de veículos elétricos, a maioria dos quais ocorre durante a noite, quando a utilização de eletricidade é reduzida. A Land Rover e outros fabricantes de veículos estão a trabalhar em parceria com os governos e com as companhias de eletricidade para assegurar a manutenção do fornecimento.

  • P) OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO LENTOS EM COMPARAÇÃO COM OS VEÍCULOS A GASOLINA E DIESEL?
    P) OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO LENTOS EM COMPARAÇÃO COM OS VEÍCULOS A GASOLINA E DIESEL?

    R) Não, longe disso. Os motores elétricos geram um binário instantâneo e máximo desde o arranque, proporcionando tempos de resposta e aceleração fantásticos. O Range Rover PHEV acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

  • P) OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO SEGUROS?
    P) OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO SEGUROS?

    R) Sim. Todos os novos modelos cumprem as mesmas normas rigorosas de segurança que qualquer outro veículo.

TIPOS DE VEÍCULO ELÉTRICO

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  • Que tipos de EV diferentes existem?
      • ICE: um Motor de Combustão Interna (ICE) é um motor térmico em que a combustão de um carburante ocorre com um comburente (normalmente ar) numa câmara de combustão que integra o circuito do fluxo de trabalho.
      • MHEV: utiliza um Motor de Arranque/Gerador Integrado de Correia e bateria para recolher a energia da inércia.
      • HEV: motor a gasolina e motor elétrico. A bateria é carregada pelo motor e pela travagem regenerativa.
      • PHEV: motor a gasolina e motor elétrico. A bateria é carregada a partir de uma fonte externa e também através da travagem regenerativa.
      • BEV: nenhum motor convencional. Sistema elétrico carregado apenas através de uma fonte externa e da travagem regenerativa.
  • Que tipo de veículo elétrico é o PHEV P400e?

    O P400e da Land Rover é um Veículo Híbrido Elétrico Plug-In, o que significa que tem um motor de combustão convencional e um motor elétrico potente que funciona em paralelo. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de alta tensão de elevada capacidade, que pode ser carregada externamente e é recarregada através da travagem regenerativa durante as viagens. A bateria de elevada capacidade permite ao veículo funcionar como um veículo elétrico puro durante, no máximo, 51 km* após uma carga completa, o que é adequado para as viagens mais habituais, tais como trajetos diários e viagens para a escola.


    *Valores de testes oficiais da UE. Apenas para efeitos comparativos. Os valores obtidos em condições reais podem variar.

VEÍCULO PHEV

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  • O clima tem efeito na bateria?
    Em temperaturas elevadas, a autonomia diminui porque a energia é utilizada para arrefecer a bateria. A vida útil da bateria é afetada apenas se este aquecimento extremo se prolongar durante um período de tempo muito longo. Da mesma forma, em temperaturas muito baixas, a autonomia diminui porque a energia é utilizada para aquecer a bateria. As baterias podem ser armazenadas a uma temperatura de -40 ℃, mas têm de ser ligadas e aquecidas até -20 ℃ antes de iniciar a condução.
  • As baterias deterioram-se ao longo do tempo, como sucede com outros dispositivos?

    Não, não se deterioram ao longo do tempo. As baterias dos EV podem ser carregadas milhares de vezes com pouca deterioração.

  • As baterias têm de ser substituídas regularmente?

    Normalmente, as baterias dos BEV e PHEV têm uma garantia de oito anos, o que representa um período de tempo significativamente superior ao das garantias convencionais de veículos.

  • Quais são as principais vantagens de um veículo PHEV?

    Os PHEV proporcionam muitas das vantagens dos veículos elétricos, tais como o requinte, os baixos custos de utilização e as emissões de escape nulas para viagens habituais curtas, com a flexibilidade de um motor de combustão convencional para viagens mais longas, sem necessidade de recarregar. A combinação do motor de combustão com o motor elétrico significa também que o veículo pode proporcionar a potência, o binário e a performance normalmente associados a um motor convencional de cilindrada elevada.

  • Por que motivo me interessaria um veículo híbrido elétrico plug-in?

    O PHEV proporciona muitas das vantagens de um veículo elétrico aos clientes para os quais um veículo totalmente elétrico não seria uma escolha apropriada. Numa altura em que cada vez mais energia é proveniente de fontes renováveis, os veículos elétricos proporcionam também vantagens ambientais em relação aos motores tradicionais a combustível. Esta realidade é cada vez mais reconhecida pelos governos de todo o mundo através de uma vasta gama de incentivos para reduzir os custos de aquisição e a tributação aplicável aos veículos de empresas. Tudo isto, em conjunto com os custos de utilização reduzidos de um veículo elétrico, cria um contexto financeiro atraente para muitas pessoas, além do facto de funcionar como um veículo com motor de combustão convencional quando necessário.

  • Quais são as desvantagens de possuir um veículo elétrico híbrido plug-in?

    As maiores vantagens de um PHEV são sentidas pelos proprietários que podem utilizar o carregamento externo para uma parte significativa das suas viagens. Embora as viagens mais longas possam ser realizadas sem qualquer necessidade de carregamento externo, o consumo de combustível do veículo nestas viagens é comparável ao de um veículo com um motor convencional assim que a carga inicial tiver sido utilizada. No entanto, é mantida uma carga residual para proporcionar assistência elétrica ao motor de combustão quando é necessária potência total.

  • Posso escolher se o meu híbrido plug-in funciona como Veículo Elétrico?

    O P400e dispõe de um modo de Veículo Elétrico (EV) selecionável pelo condutor, que altera o veículo para funcionamento integral EV. No entanto, o sistema liga o motor a gasolina caso o condutor necessite de mais potência do que a disponível apenas através do motor elétrico ou se a carga da bateria descer para um nível insuficiente para manter a velocidade. O modo de Veículo Elétrico (EV) estará disponível para uma autonomia de até 51 km, mas será reduzido pela utilização intensa, por exemplo, em transporte de carga, reboque, alta velocidade ou utilização fora de estrada.

  • Existem aplicações da JLR de apoio à utilização do veículo e com informação?

    A aplicação InControl Remote está disponível para veículos EV com funcionalidade maximizada. A aplicação permite ao utilizador parar ou iniciar o carregamento, gerir temporizadores de saída (climatização temporizada), gerir tarifas de carregamento e definir um estado de carga máximo. A aplicação também poderá enviar notificações, se a ficha de carregamento for removida à força ou se o carregamento for interrompido (falta de energia). O veículo pode também enviar um lembrete de carregamento, caso seja deixado numa localização de carregamento conhecida.

AUTONOMIA DO PHEV

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  • O PHEV terá autonomia suficiente para a minha viagem?
    Tal como um HEV, a fonte de energia é um motor de combustão interna, uma bateria de um PHEV ou uma combinação dos dois, que pode ser selecionado manual ou automaticamente. Apenas com a bateria, a autonomia pode chegar aos 51 km.
  • Que fatores afetam a autonomia?

    Quando o veículo é conduzido em temperaturas altas ou baixas, o funcionamento dos sistemas de refrigeração ou aquecimento vai utilizar a bateria mais rapidamente e reduzir a autonomia de veículo elétrico (EV). A condução desportiva também reduz a carga da bateria mais rapidamente e, consequentemente, a autonomia de EV.

  • Como posso otimizar o consumo de combustível e a carga da bateria do veículo?

    Quando se encontra no modo de condução predefinido (Híbrido Paralelo), o condutor pode otimizar o consumo de combustível ou a carga da bateria utilizando uma de duas funções alternativas de gestão de carga:


    - Função SAVE – selecionada manualmente através do ecrã táctil, a função SAVE impede que a carga da bateria desça abaixo do nível selecionado. Esta função permite que o condutor desfrute de uma viagem silenciosa e sem emissões a partir de um determinado ponto da viagem. O veículo utiliza apenas o motor elétrico se a bateria receber uma carga superior ao nível acumulado através da travagem regenerativa.
    - Função de Otimização Preditiva de Energia (PEO) – ao inserir um destino no sistema de navegação do veículo, a função de PEO é ativada automaticamente. Ao utilizar os dados de altitude para o percurso escolhido, a PEO alterna de forma inteligente entre o motor elétrico e o motor a gasolina para otimizar o consumo de combustível ao longo da viagem.

CARREGAMENTO

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  • Quais são os diferentes métodos para carregar um PHEV?
    • - Carregamento com CA: os Veículos Elétricos estão equipados com um cabo de carregamento para rede elétrica doméstica que se liga ao veículo. Isto significa que pode carregar um PHEV na sua garagem ou na entrada de sua casa, se tiver uma tomada exterior. Um carregador a bordo converte a eletricidade de CA em CC, uma vez que as baterias só conseguem armazenar eletricidade de CC. Os tempos de carregamento dependem do país onde se encontra, mas para conseguir um carregamento mais rápido, poderá instalar uma caixa de parede para carregamento doméstico que carrega o veículo mais rapidamente do que uma tomada normal.
    • - Travagem Regenerativa: os Veículos Elétricos utilizam a travagem regenerativa, que converte a energia cinética do veículo em energia elétrica e utiliza-a para carregar a bateria em vez de a desperdiçar como energia térmica, como acontece com os travões convencionais.
  • O que é o "Carregamento no Destino"?

    Disponível em centros comerciais, hotéis, ginásios, etc., o carregamento no destino encontra-se disponível em locais que normalmente visita por motivos diferentes do objetivo principal de recarregar o veículo.

  • O que é o "Carregamento em Viagem"?

    O equipamento de carregamento mais rápido pode ser encontrado em estações de serviço ou em estações de carregamento de Veículos Elétricos dedicadas, para fornecer a maior carga possível no mais curto período de tempo. Isto é conhecido como "Carregamento em Viagem".

  • Que equipamento de carregamento é necessário?

    É necessário equipamento de carregamento diferente consoante o tipo de EV e a disponibilidade da rede elétrica:

    • Cabo de Carregamento Doméstico: todos os veículos PHEV encontram-se equipados com o cabo de carregamento doméstico de série, que pode ser ligado a todas as tomadas domésticas.

    • Cabo de Carregamento Multifunções: o cabo de carregamento multifunções opcional permite-lhe carregar o veículo a partir de uma tomada doméstica ou de uma ficha IEC. O adaptador intermutável permite-lhe utilizar o cabo noutros países, graças às versões opcionais das fichas de 2 ou 3 pinos específicas de cada região.

    • Caixas de Parede de CA e Cabo de Carregamento Público: o cabo de carregamento público é compatível com uma caixa de parede de CA que um eletricista reconhecido pode instalar em sua casa e pode ser utilizado noutros pontos de carregamento, como em postos de abastecimento de combustível.

  • Terei de alterar o sistema elétrico da minha casa?

    Os veículos EV da Jaguar Land Rover estão equipados de série com um cabo de Carregamento que pode ser ligado diretamente às suas fichas domésticas. Para soluções de carregamento mais rápidas e convenientes, recomenda-se que os clientes utilizem um eletricista qualificado para instalar um circuito de carregamento separado e dedicado no seu sistema elétrico doméstico, bem como instalar uma tomada de carregamento dedicada ou uma caixa de parede para carregamento de veículos.

  • Quem me pode instalar uma caixa de parede?

    Em todas as regiões de vendas da Jaguar Land Rover existe um fornecedor recomendado no respetivo mercado que pode avaliar as instalações do consumidor, fazer recomendações e organizar a instalação de soluções de carregamento com base no orçamento dos consumidores e nas capacidades da rede elétrica. Se forem utilizados outros fornecedores, estes devem garantir a compatibilidade do equipamento.

  • Não tenho estacionamento privado em casa ou no trabalho. Não posso ter um veículo elétrico?

    Não necessariamente. Depende de vários fatores distintos. Existe uma rede crescente de pontos de carregamento públicos que disponibiliza pontos de carregamento normais e rápidos. Nas cidades e nas estradas principais, existem também muitos pontos de carregamento de "viagem" e "destino" que pode utilizar.

  • A bateria tem garantia?

    Os veículos BEV e PHEV da Jaguar Land Rover têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilómetros (o que ocorrer primeiro) e 70% de capacidade de carga. A garantia está condicionada à utilização e manutenção corretas do veículo e ao carregamento regular da bateria.

  • O que significa kWh?

    O quilowatt-hora é uma medida da quantidade de energia que é possível armazenar numa bateria. Num determinado veículo, uma bateria com maior capacidade (mais kWh) terá maior autonomia e/ou melhor performance. Para uma determinada capacidade, a autonomia real varia consoante o estilo de condução e as condições ambientais.

  • A rede elétrica tem capacidade para o crescente número de veículos elétricos?

    Os fabricantes de motores estão atualmente a trabalhar em parceria com os governos e os fornecedores de energia para assegurar que o aumento da utilização de veículos elétricos não provoca problemas nas redes elétricas nacionais.

  • O que é a travagem regenerativa?

    Os motores elétricos consomem energia para possibilitar o movimento. Quando este movimento já não é necessário (por exemplo, quando um veículo está a abrandar), a força de travagem pode ser aproveitada para inverter a ação do motor e gerar eletricidade. Este processo é conhecido como travagem regenerativa e a eletricidade gerada pode ser novamente fornecida à bateria. Nas condições adequadas, a autonomia de um veículo elétrico pode ser expandida em mais de 10% através do armazenamento da eletricidade regenerada.

  • A bateria irá durar?

    Normalmente, as baterias dos EV têm uma garantia de oito anos, o que representa um período de tempo significativamente superior ao das garantias convencionais de veículos. A garantia está condicionada à utilização e manutenção corretas do veículo e ao carregamento regular da bateria.

CAPACIDADE E PERFORMANCE

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  • Os PHEV são mais lentos e têm uma capacidade de resposta inferior aos veículos a gasolina ou diesel?

    Os motores elétricos geram um binário instantâneo e máximo desde o arranque, proporcionando tempos de resposta e aceleração fantásticos. O Range Rover PHEV acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

  • Posso utilizar um veículo PHEV para rebocar?

    O P400e da Land Rover pode rebocar até 2.500 kg utilizando um Acessório de engate de reboque amovível. A barra de reboque com Acionamento Elétrico não se encontra disponível, devido à localização da bateria de alta tensão e do equipamento elétrico associado no veículo. Todas as opções de assistência ao reboque, tais como a Assistência Avançada ao Reboque e a redução de altura da suspensão traseira estão disponíveis no P400e. O reboque encontra-se disponível no modo de Veículo Elétrico (EV), mas a autonomia será reduzida.

  • Posso utilizar o PHEV em todo-o-terreno?

    As capacidades todo-o-terreno do nosso P400e não são comprometidas e, em algumas circunstâncias, são otimizadas em relação aos veículos com motor convencional. O P400e iguala a capacidade de passagem a vau do Range Rover (900 mm) e do Range Rover Sport (850 mm) e o binário adicional disponibilizado pelo motor elétrico a baixa velocidade é uma vantagem em diversas situações todo-o-terreno. Em complemento, o modo de Veículo Elétrico encontra-se disponível em alguns modos do Terrain Response. O modo de Veículo Elétrico (EV) encontra-se disponível em gama baixa para utilização fora de estrada, mas a autonomia será limitada.

  • Posso instalar uma roda de reserva num PHEV?

    O P400e encontra-se equipado de série com um sistema de reparação de pneus e não é possível armazenar uma roda de reserva na posição habitual sob o piso. No entanto, encontra-se disponível um saco para roda e uma cinta de fixação como acessório através dos Concessionários Land Rover que permite transportar uma roda de secção reduzida ou de dimensões normais em segurança na bagageira, quando necessário.

SEGURANÇA

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